Alguns ingredientes caseiros ajudam na hora de tirar o cheiro de xixi de gato de sofás, camas, colchões, roupas e vários outros móveis da casa. Dentre eles, os mais comuns são o vinagre e o bicarbonato.

Se o gato fez xixi na sua roupa, por exemplo, colocar um pouquinho de vinagre com o sabão em pó, além de ajudar a tirar o pelo da sua roupa, é uma ótima maneira de remover o cheiro. Já a Humane Society recomenda misturar o sabão em pó com bicarbonato para tirar o cheiro de xixi de gato de roupas.

De acordo com o site da marca de bicarbonato Arm & Hammer, o bicarbonato também pode ser utilizado na hora de remover o cheiro de xixi de gato do tapete. Eles recomendam uma solução que consiste de vinagre, bicarbonato, detergente, água e água oxigenada (vale notar que a água oxigenada e o bicarbonato pode danificar alguns tecidos). As instruções são simples e seguem abaixo:

  1. Se o tecido ainda estiver molhado com xixi de gato, remova o excesso de xixi de gato com papel toalha. Não esfregue o xixi pois isso ajuda a fixar o cheiro no tecido;
  2. Misture uma solução de 50% de água com 50% de vinagre e coloque-a na mancha. Deixe a solução secar;
  3. Em seguida, coloque um pouco de bicarbonato em cima da mancha;
  4. Faça uma nova solução contendo 4 partes de água oxigenada para 1 parte de detergente e coloque-a em cima do bicarbonato;
  5. Como uma escova, esfregue a área;
  6. Depois de seca, aspire a área com o aspirador de pó (e se o cheiro continuar, repita o processo).